REGULAMENTO DO CONCURSO




Concurso Pequenos Leitores Futuros Poetas – 10ª Semana de Poesia (2013)


Apresentação

 

O concurso “Pequenos Leitores, Futuros Poetas” é uma iniciativa promovida pela TV Escola, como parte da Coordenação Geral de Mídias e Conteúdos Digitais, da Diretoria de Formulação de Conteúdos Educacionais, que integra a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação  (MEC). O concurso tem por objetivo fomentar a produção autoral de poesia nas escolas do Brasil por meio da produção colaborativa de vídeos.

 

Como participar do concurso?

      1. Produza um vídeo de até 2 minutos com um poema autoral inspirado nas citações de Vinícius de Moraes listadas abaixo:

“Arte não é só "fazer": é também esperar. Quando o veio seca, nada melhor para o artista que oferecer a face aos ventos, e viver, pois só da vida lhe poderão advir novos motivos para criar.”

 

“O material do poeta é a vida, e só a vida, com tudo o que ela tem de sórdido e sublime. Seu instrumento é a palavra. Sua função é a de ser expressão verbal rítmica ao mundo informe de sensações, sentimentos e pressentimentos dos outros com relação a tudo o que existe ou é passível de existência no mundo mágico da imaginação. Seu único dever é fazê-lo da maneira mais bela, simples e comunicativa possível, do contrário ele não será nunca um bom poeta, mas um mero lucubrador de versos.”

 

      2. Tendo como norte a frase: O material do poeta é a vida, a abordagem do tema no poema pode percorrer qualquer nuance da obra de Vinícius de Moraes, que dominava como poucos as técnicas da tradição formal do fazer poético. Sinta-se na pele desse autor, mergulhe nesse universo e solte a criatividade e inspiração em forma de versos.

     3. Reúna uma equipe de até quatro pessoas, sendo pelo menos um professor, para serem responsáveis pelo vídeo.

      4. Seu vídeo pode ser uma animação, uma dramatização, um jogral, um poema cantado ou qualquer formato que sua imaginação permitir.

      5. Dê um título para o seu vídeo.

      6. Poste seu vídeo no youtube.

      7. O título do seu vídeo no youtube deve seguir o seguinte modelo:

Concurso Pequenos Leitores, Futuros Poetas - Título do Vídeo 

    8. Envie um e-mail para tvescola.videos@mec.gov.br especificando: título e autor do poema/ nome e e-mail do professor responsável / nome, telefone e endereço completo da escola.

    9. O assunto do e-mail deve seguir o modelo:

Concurso Pequenos Leitores, Futuros Poetas - Título do Vídeo

   10. Aguarde confirmação e aprovação do vídeo via e-mail.

   11. Seu vídeo será postado no blog da Semana de Poesia da TV Escola, no endereço: semanadepoesiatvescola.blogspot.com

    12. Caso você não tenha acesso à internet e não consiga enviar seu vídeo via youtube, você pode enviar pelos Correios para: Rua da Relação 18 – 4º andar – Centro, Rio de Janeiro – RJ / CEP: 20231-110

    13. A confirmação de recebimento e aprovação do seu vídeo será enviada via email ou telefone.

    14. Assim como os vídeos enviados por e-mail via link do youtube, os enviados via Correios também serão postados no youtube e em seguida no blog da Semana de Poesia da TV Escola, no endereço: semanadepoesiatvescola.blogspot.com

    15. Divulgue seu vídeo para o maior número de pessoas possível. Utilize as redes sociais. Quanto mais visitas seu vídeo obtiver, maiores serão as suas chances de ser o vídeo mais acessado do Concurso.

O que os vencedores ganharão? Serão 2 premiados:

1 . Vídeo mais acessado - O vídeo mais acessado receberá a equipe da TV Escola para uma reportagem especial, que será exibida no quadro TV ESCOLA NA ESTRADA, durante a 10ª Semana de Poesia.

2 . Vídeo campeão pela escolha do Júri- A equipe produtora do melhor vídeo votado pelo júri visitará a sede da TV Escola no Rio de Janeiro e ainda participará de uma reportagem especial mergulhando no universo de Vinícius de Moraes.

Regras do concurso:

·    Os vídeos devem ter até 2 (dois) minutos de duração.

·    O vídeo deve ser um trabalho original e inédito.

·    A apresentação do vídeo deve conter conteúdo livre de preconceitos, estereótipos, ofensas ou informações impróprias.

·    A equipe produtora do vídeo deve ser composta de no máximo 4 pessoas, sendo que uma deve ser um(a) professor(a) responsável.

·    Poderão participar alunos de todos os níveis da Educação Básica.

·    As filmagens podem ser feitas com aparelhos celulares, máquinas fotográficas digitais ou filmadoras que apresentem uma boa qualidade de imagem.

·    Todo o processo deverá ser acompanhado pelo professor responsável.

·    Para o caso de vídeos que utilizem, no processo de edição, trilhas sonoras/músicas, a equipe deverá privilegiar a utilização de músicas de autoria da comunidade local e/ou músicos regionais, salvaguardando os devidos direitos autorais.

·    Os créditos e ficha técnica do vídeo devem vir separados, no corpo do email e na descrição do vídeo no youtube, e não no próprio vídeo.

·    É importante que os trabalhos realizados pelos alunos não se encerrem com a culminância do projeto de elaboração do vídeo e que esse seja um trabalho sistemático e contínuo.

 

O prazo para o envio do vídeo é 23 de agosto de 2013, sendo essa a data para envio do link do youtube por email ou data da postagem da mídia nos Correios como carta registrada ou Sedex. Qualquer entrada apresentada após essa data não será aceita. Qualquer vídeo modificado após o término do concurso não será elegível.

 

A conferência do número de acessos para eleição do vídeo mais acessado do youtube será feita às 12h do dia 23 de agosto de 2013. Os resultados dos vencedores do Concurso Pequenos Leitores, Futuros Poetas tanto para o Melhor Vídeo escolhido pelo júri quanto para o Vídeo Mais Acessado do youtube serão anunciados oficialmente durante a 10ª Semana de Poesia, de 16 a 20 de setembro. 

Aviso Legal


Ao submeter um vídeo para o concurso, o candidato aceita os termos e condições do concurso. Ao enviar um vídeo, o participante concede  permissão plena à TV Escola / Ministério da Educação para usar livremente no canal e site da TV Escola, Portal do Professor e em outros portais do MEC, canais do YouTube, ou qualquer outro uso educacional, sem fins lucrativos. Estes termos e condições estão sujeitos a alterações.

 

 




 

42 comentários:

  1. O autor da poesia tem que ser integrante da equipe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É importante que o autor da poesia seja integrante da equipe levando em consideração que o objetivo é promover a produção autoral e colaborativa dos alunos.

      Excluir
  2. Alunos do ensino médio podem concorrer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alunos do Ensino Médio são bem-vindos no nosso concurso!

      Excluir
  3. adorei ,sou professora e moro no interior do Estado de Rondônia, vou tentar enviar um vídeo muito especial!

    ResponderExcluir
  4. Soube da existência da Semana da Poesia em 2012, ao assistir a um programa que mostrava alguns vídeos, e fiquei um pouco frustrado por não ter participado. Neste ano, ao ver uma propaganda sobre o Concurso Pequenos Leitores Futuros Poetas – 10ª Semana de Poesia (2013)da TV Escola, corri para este site a fim de ver o regulamento e fiquei um pouco desapontado porque um trecho dizia que poderiam participar alunos do ensino fundamental, subentendendo de que alunos do ensino médio, como é meu caso, não poderiam participar. Agora, lendo acima a resposta da TV Escola a uma pergunta de um internauta, fico muito feliz e entusismado por poder participar, já tendo em mente alguns versos, pondo em prática meu tão peculiar "fazer poético", sobretudo no que se refere a, talvez, o maior poeta brasileiro: Vinicius de Moraes!

    ResponderExcluir
  5. AMEI MUUUUUUUUUUUUUUUITO!!!

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de saber quanto o número de participantes...
    Nesses 4 o autor faz parte??
    No caso seria 1 vaga do autor, 1 do professor e mais 2 outras pessoas, ou seria 1 professor 3 outras pessoas, e o autor???
    Estou com muita dúvida! No aguardo da resposta...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Beatriz!
      São 4 participantes, sendo um professor e um o autor do poema. Outras pessoas podem participar do vídeo, mas o limite e a definição de 4 pessoas serve para fins de premiação.

      Excluir
  7. Esqueci de perguntar, mas eu também gostaria de saber se é obrigatório ter um professor...
    No aguardo... :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é obrigatório que haja um professor responsável.

      Excluir
  8. O vídeo mais visualizado também pode ser contemplado como escolhido pelo júri? Ou seja, o mesmo pode ganhar nas duas modalidades?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      um mesmo vídeo não poderá ser o vencedor das duas categorias Necessariamente teremos dois vencedores distintos.

      Excluir
  9. queria tirar 2 duvida 1° a respeito dos videos mais vizualiados
    e vizualisados no face ou no youtube

    2° nao vi o local da inscriçao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      1º - é o vídeo mais atualizado no youtube
      2º - as inscrições são feitas pelo e-mail: tvescola.videos@mec.gov.br . Basta enviar o link do seu vídeo especificando: título e autor do poema/ nome e e-mail do professor responsável / nome, telefone e endereço completo da escola.

      Daí nós enviaremos uma resposta confirmando a sua inscrição.

      Excluir
  10. Então, eu gostaria de saber se existe alguma especificação de idade, por exemplo, eu ainda curso o ensino médio mas já tenho 18 anos, eu posso participar? e outra dúvida: as pessoas que me ajudarão no vídeo precisam ser obrigatoriamente meus colegas de escola? não posso receber ajuda por exemplo, do meu irmão?
    No aguardo da resposta.. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      O concurso é destinado a alunos da educação básica, ensino médio ou fundamental, sem restrição de idade. Até mesmo alunos do EJA podem participar.
      Também podem participar do concurso pessoas da comunidade escolar, pais e irmão também são bem-vindos. Desde que não seja uma ajuda profissional.

      Excluir
  11. E se a mesma equipe fizer 2 videos e os Dois forem premiados e por ser o mais acessado e o outro escolhido pelo juri.
    A Possibilidade disto acontecer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Guilherme,

      não há restrições com relação à quantidade de vídeos que cada equipe possa fazer. Sendo assim existe sim a possibilidade da mesma equipe ganhar com dois vídeos diferentes. Como as premiações são diferentes para cada categoria (mais acessos e escolha do júri) a equipe tanto receberia a visita da TV Escola, quanto viajaria para o Rio de Janeiro para participar de uma reportagem especial sobre Vinicius de Moraes.

      Excluir
  12. olá, Gostaria de saber se o aluno do curso superior pode fazer? tenho 18 anos.

    obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thiago,

      infelizmente o Concurso é destinado apenas a alunos da Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio), independente de idade.

      Excluir
  13. Olá TV Escola! A Biblioteca da nossa Escola realizou um projeto em homenagem ao Centenário de Vinicius de Moraes. Nós fizemos um curta metragem baseado no poema "O Operário em Construção"; gostaríamos de saber se podemos enviá-lo para a Semana de Poesia... Este é o Link do nosso Vídeo: http://www.dailymotion.com/video/x11lap4_o-operario-em-construcao-curta-metragem_shortfilms?search_algo=2 Aguardamos resposta! Desde já agradecemos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline,

      para o Concurso Pequenos Leitores, Futuros Poetas o vídeo precisa ter até 2 minutos. Se vocês quiserem participar do concurso o vídeo precisa ser reeditado para esse tempo máximo.

      Excluir
  14. E se o video ultrapassar só um segundo, ele é desclassificado ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      já observamos que ocorre um pequeno erro com o youtube, mesmo com o vídeo tendo 2 minutos ele pode alterar em até alguns segundos no tempo total, por isso haverá uma tolerância. Seu vídeo não será desclassificado.

      Excluir
  15. O meu vídeo só possui conteúdo até dois minutos, mas no cronometro do youtube marca dois minutos e um segundo, isso ocasiona algum problema com relação a participação do concurso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      já observamos que isso ocorre realmente com o youtube, mesmo com o vídeo tendo 2 minutos ele pode alterar em até alguns segundos no tempo total, por isso haverá uma tolerância.

      Excluir
  16. Por acaso tem que fazer alguma inscrição?
    E aonde faz eu não acho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maria Eduarda,

      A inscrição deve ser feita pelo email: tvescola.videos@mec.gov.br

      Poste seu vídeo no youtube.
      Envie um e-mail com o link do vídeo no youtube para tvescola.videos@mec.gov.br especificando: título e autor do poema/ nome e e-mail do professor responsável / nome, telefone e endereço completo da escola.

      E aguarde uma confirmação da sua inscrição via e-mail.

      Excluir
  17. O que acontece se um vídeo possuir créditos no próprio vídeo, e não apenas na descrição? Ele pode ser ganhador de algum dos prêmios?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Antonyo,

      pode sim! Não tem problema os créditos estarem no vídeo, é uma recomendação, mas não é desclassificatória.

      Excluir
  18. Os envios foram prorrogados até dia 23 de agosto? Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Eduardo,

      foram sim, agora o prazo para envio dos vídeos é dia 23 de agosto! Participe!

      Excluir
    2. Olá,

      Enviamos nosso vídeo por email (21/08). Iremos aguardar resposta de confirmação. Agradeço desde já pelas informações.

      Excluir
  19. O prazo para envio dos vídeos se estendeu até o dia 23 de Agosto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Francisco,

      o prazo foi prorrogado para o dia 23 de agosto! Aproveite e mande o seu vídeo!

      Excluir
  20. Gostaria de saber quais os critérios de avaliação do juri para escolha da categoria de melhor video?, á poesia em si é mais valorizada no quesito nota, ou o video é mais valorizado que a poesia? alguma porcentagem especial?
    E gostaria de saber tambem se alunos de escola particular de alguma forma são prejudicados na hora da decisão ou se tanto alunos de particular quando publica tem as mesmas possibilidades de ganhar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      tanto o poema quanto a qualidade do vídeo são avaliados. Não há distinção de avaliação entre vídeos de escolas públicas ou particulares.

      Excluir
  21. E até quando serão computados os acessos?

    ResponderExcluir